? Depois de compradas as instituições e restabelecidos os créditos, a liquidez na economia, essas instituições poderão ser revendidas no mercado, e a preços de mercado, evidentemente ? disse Mantega.
A MP é mais uma ação do governo para combater os efeitos da crise financeira internacional. Mantega, no entanto, nega problemas de liquidez no sistema financeiro. O ministro negou que algum banco esteja em processo de falência no Brasil. Disse que as medidas só foram adotadas para dar mais liquidez ao mercado.
? O Brasil tem um conjunto de instituições dos mais sólidos do mundo. O que estamos fazendo é criando um conjunto de alternativas e de instrumentos para viabilizar a liquidez necessária para não interromper o funcionamento da economia brasileira.
A nova MP da Crise também autoriza a Caixa a constituir uma empresa de participação acionária no mercado imobiliário. A chamada Caixa-PAR vai comprar ações das empresas de construção civil, repassando recursos e garantindo a continuidade de projetos da casa própria. De acordo o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, a instituição também pode realizar operações de troca de moeda com bancos centrais estrangeiros.
? É meramente um processo de antecipação de possíveis necessidades futuras, baseado no que estamos olhando na experiência internacional ? explicou.
No Congresso, a edição da medida provisória foi uma surpresa para a oposição.
? É surpreendente porque o ministro, questionado, negou problemas de insolvência de bancos no Brasil e que o governo iria tomar qualquer medida. Uma hora depois que sai do Congresso edita uma medida provisória ? ponderou o deputado federal Fernando Coruja, líder do PPS.