? Temos 25 questionários prontos de unidades que se candidataram. Foram as que levamos na missão comercial realizada nessa semana. Mas as autoridades chinesas nos disseram que elas pretendem autorizar 41 e não somente 25. Pediram para mandarmos o restante dos documentos para fazerem a análise e aí habilitar todas ? explicou Turra, em encontro com jornalistas.
O executivo esclareceu que, pela complexidade dos questionários, não houve tempo para preenchimento de maior número de documentos. Entretanto, a perspectiva é boa com relação aos embarques da carne de frango. O mercado chinês foi aberto em 2009 e hoje 24 unidades estão autorizadas a vender para o país. Na lista dos dez maiores importadores da carne de frango brasileira no trimestre, a China apareceu pela primeira vez na oitava posição, com embarques de 39,335 mil toneladas no período. Os principais cortes embarcados são meio, ponta e asa inteira, além dos pés.
Japão
Sobre o Japão, o diretor de mercado da Ubabef, Ricardo Santin, disse que a demanda é crescente hoje, em decorrência do desastre natural. Somente em março foram vendidas ao mercado japonês 38,563 mil toneladas de carne de frango, um aumento de 10% a 15% sobre a média histórica mensal.