Comercialização de pescado na Ceagesp deve superar 80 toneladas na Semana Santa

Estimativa é ultrapassar as vendas do mesmo período de 2010A Semana Santa aqueceu a venda de peixes na maior central de abastecimento da América Latina. A expectativa é superar o volume comercializado em 2010, que foi de 80 toneladas e, com o aumento nas importações de produtos como o bacalhau, por exemplo, os comerciantes confiam em lucros maiores neste ano.

Peixe, peixe e mais peixe. É assim que a feira da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) fica às vésperas da Páscoa. Tem de vários tipos, tamanhos e preços. Em uma das bancas mais procuradas da feira este ano, a oferta de bacalhau está 40% maior do que em 2010 e o preço está bem atrativo.

? Sem dúvida o volume de importação do bacalhau e fez com que o preço caísse uns 10%. O consumidor vai encontrar preço bem abaixo com alta qualidade ? afirmou Flávio Goda, economista da Ceagesp.

E é justamente essa combinação de preço e qualidade que a fisioterapeuta Ana Cláudia Vasconcelos procura na feira.

? A gente sempre consome bacalhau na sexta-feira santa é sagrado e, realmente, este ano tá bom, barato o preço.

O comerciante Michel Santana Coelho, a aposta na venda de bacalhau este ano. Ele investiu 50% a mais do que em 2010 e tem 100 toneladas para vender até o fim da feira. Mas não fica só no bacalhau. Outro comerciante, Jorge Luiz Andres, o espanhol como é conhecido, já vendeu 5 toneladas de peixe e quer chegar a 20 toneladas.

– Com grande oferta e preço atrativo o consumidor aproveita – afirma Jorge Luiz.

? Está valendo a pena. Comprei filé de pescado, merluza, tilápia. Compensou ? afirma a ajudante de cozinha, Gilvania Alves.