A aquisição dos tourinhos puros de origem (PO) nas feiras do Pró-Genética é decisiva, em muitos casos, para transformar o cenário de uma pequena propriedade dedicada à pecuária. Os animais que resultam do cruzamento desses tourinhos geralmente alcançam boa cotação no mercado. Além disso, a carne e o leite produzidos nas fazendas também ganham qualidade melhorando a renda dos pecuaristas.
? A genética é de fundamental importância para o bom desenvolvimento da pecuária. Este fator está ao lado da alimentação correta, sanidade e manejo ? explica José Alberto de Ávila Pires, coordenador técnico da Emater (MG).
Por isso, ele acrescenta que os produtores devem aproveitar as facilidades para comprar os tourinhos melhoradores. Os animais ofertados nas feiras do Pró-Genética, em sua maioria das raças Gir, Nelore e Guzerá, são garantidos pela ABCZ, que responde pelo registro dos animais.
Os extensionistas da Emater ajudam os interessados desde a fase de conferência do cadastro bancário, quando os produtores também são informados sobre o seu limite de crédito. Já os produtores não enquadrados como agricultores familiares podem buscar recursos em outras linhas de financiamento e, caso queiram, também terão acompanhamento dos extensionistas.
De acordo com Ávila Pires, na feira de Janaúba, como nas demais programadas pelo Pró-Genética, os compradores de tourinhos, isoladamente ou em grupos, poderão também negociar com os vendedores o pagamento em parcelas por meio de recursos próprios.
? Em todos os casos os técnicos da Emater estarão à disposição para ajudar os produtores a adquirir reprodutores compatíveis com seus rebanhos ? finaliza.