Café brasileiro recebe aplicativo para Ipad

Ferramenta funcionar como um suporte nas negociações do agronegócioProdutores interessados em saber mais sobre os cafés brasileiros contam com uma nova ferramenta digital, além do site Cafés do Brasil. É um aplicativo para Ipad da Apple Store que pode ser baixado gratuitamente no link da loja, disponível em português, inglês e espanhol.

O aplicativo oferece informações dos seis Estados produtores do grão (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Rondônia e Bahia) e de suas principais regiões. São apresentados vídeos e galeria de imagens de cada local, do plantio, da colheita, entre outros momentos da produção.

Dentro dos Estados e das regiões, o usuário pode conhecer também o perfil de taça, isto é, as características do café produzido no local, como acidez e sabor. Também estão disponíveis dados como os sistemas de processamento do café utilizados em cada região, se é lavado, natural ou cereja descascado.

O aplicativo também apresenta o mapa do Brasil, que vai ajudar o usuário a se orientar em relação às dimensões continentais do país e onde é cultivado o café (2,2 milhões de hectares).

O aplicativo foi desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o intuito de fornecer ao setor cafeeiro do Brasil uma ferramenta que ajude produtores a impulsionar os contatos com os potenciais clientes e compradores e estimular ainda mais o agronegócio do setor.

Dados

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, o segundo maior consumidor do produto e a maior fonte mundial de cafés sustentáveis. A safra brasileira colhida em 2010 alcançou 48,1 milhões de sacas de 60 kg. O café representou 7,5% das exportações brasileiras do agronegócio correspondentes a aproximadamente 33,5 milhões de sacas de 60 kg, com faturamento de US$ 5,8 bilhões.

De acordo com o relatório mensal sobre o mercado cafeeiro, de dezembro de 2010, elaborado pela Organização Internacional do Café (OIC), os maiores produtores de café na safra 2010 são Brasil (48,1 milhões de sacas), Vietnã (18 milhões de sacas), Indonésia (9,5 milhões de sacas) e Colômbia (nove milhões de sacas).