Piauí inicia campanha contra aftosa e deve vacinar 1,7 milhão de reses

Estado pretende sair da área de risco para se tornar zona livre da doençaO Governo do Estado, através da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), lança oficialmente nesta quarta, dia 4, a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa em 2011. O evento acontece na Fazenda Recreio, povoado Cajazeiras, zona rural de Teresina. Este ano a meta é vacinar 1,7 milhão de cabeças de gado existentes no território piauiense.

De acordo com o diretor geral da Adapi, José Antônio Filho, alguns produtores já iniciaram a vacinação desde o último domingo, dia 1°. A primeira etapa será realizada até o dia 31 deste mês e a certificação deve estar concluída até o dia 15 de junho.

José Antônio Filho destaca que, com esta iniciativa, o Estado está pleiteando sair da área de risco médio para se tornar zona livre de aftosa.

? Em 2010, atingimos uma cobertura de 93,80% do rebanho, um resultado muito bom. A vacina é um dos pré-requisitos para que o Estado evolua de status sanitário. Com isso, os animais se valorizam e todos ganham: o produtor e o Estado ? afirma.

O diretor cita o exemplo de que, com os últimos avanços da campanha, o preço de um bezerro que custava anteriormente R$ 180 passou para R$ 600, em média, mais que o triplo do valor.

? Este é um trabalho permanente que a Adapi realiza nos 186 municípios onde possuímos escritório junto a mais de 65 mil propriedades no Estado ? finaliza.