No Rio Grande do Sul, a data é muito esperada, principalmente em Ivoti, que fica a 50 quilômetros de Porto Alegre. Ela é conhecida como a cidade das flores.
Pelo menos 26 produtores estão reunidos em uma associação que organiza o processo de compra e venda das flores. A iniciativa aumentou as opções de presentes para o Dia das Mães.
? Permitiu que se organizasse um mix de produção, fazendo com que hoje nós tenhamos deste grupo aí de produtores, em torno de mais de cem itens diferentes que são produzidos aqui na região ? conta Laerte Corrêa Silva, técnico da Emater.
A família de Yuuki Ban trabalha com oito variedades de flores de corte e oito de folhagens. O planejamento para o plantio em datas especiais, como esta, começa com um ano de antecedência.
? Agora está praticamente na entrega, final dos produtos, para as floriculturas, lojas, poderem vender agora no final de semana para as mães. Mas nosso trabalho mais forte aconteceu do final de semana passado até ontem (dia 5), que foi a colheita ? explica o produtor de flores.
Helena Schallemberguer já está com tudo pronto para a maratona do fim de semana. A floricultura vai ter seis atendentes a mais. A previsão é de que o movimento comece a ficar intenso no sábado.
? De manhã, no domingo, então, vai a perder de vista o horário, sempre tem aquele que vem por última hora.
E como também é grande a opção de preços, não existe desculpa para não presentear a mãe no domingo.