? Nosso objetivo é discutir espaços e projetos de cooperação entre os dois países nesse setor ? informa Antônio Felinto Neto, gerente de agronegócios do Sebrae na Paraíba.
O Sebrae Nacional apoia cerca de 6 mil produtores de ovinos e caprinos no Nordeste desde 2008 por meio do Projeto Aprisco. Seis grupos de trabalho, compostos por brasileiros e espanhóis, vão montar propostas e estratégias para projetos bilaterais ao longo do fórum, que deverão ser implementados posteriormente, segundo Felinto.
Queijos e carnes
Quinze técnicos e representantes do Ministério do Meio Ambiente e Meio Rural e Marinho da Espanha, Centro de Investigação e Tecnologia de Agroalimentação de Aragón, Centro Internacional de Altos Estudos Agronômicos do Mediterrâneo, Universidade de Extremadura, associações e federações de ovinocaprinocultores de diferentes regiões espanholas vão participar do fórum. Alguns deles já visitaram empreendimentos e fazendas produtoras de ovinos e caprinos no Nordeste.
Mestres queijeiros espanhóis e profissionais especializados em cortes especiais de carnes e no sistema de identificação eletrônica e rastreabilidade de animais vão apresentar e debater seus conhecimentos com os participantes do fórum. Para Felinto, a presença deles no evento é a que mais desperta interesse entre os brasileiros.
Evento:
I Fórum de Cooperação Técnica Brasil-Espanha para Inovação e Sustentabilidade da Ovinocaprinocultura
Período: 10 a 12 de maio
Horário: 8h30 às 18h00
Local: Centro de Educação Empreendedora do Sebrae na Paraíba, em João Pessoa