Segundo o chefe do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura, Otmar Hübner, o clima favorável tanto no plantio quanto na colheita, o profissionalismo do agricultor no cultivo da lavoura, o uso correto de novas tecnologias e insumos e os investimentos no setor foram determinantes para essa nova safra recorde.
A soja, segundo ele, é novamente destaque, atingindo 15 milhões de toneladas, 3,3 mil quilos por hectare, superando a safra de 2010 ? que ficou em 3,1 mil quilos por hectare. Já foram colhidos 99% da safra paranaense de soja, que ocupa área de 4,5 milhões de hectares.
O milho também bateu recorde de produtividade, com colheita de 7,7 mil quilos, em média, por hectare. Já foram colhidos 92% da produção, estimada em 5,86 milhões de toneladas. Otmar ressaltou que os preços de mercado para essas duas culturas estão bons para os agricultores, proporcionando bons resultados para o setor produtivo.
? A expectativa é também de produtividade recorde na segunda safra de milho que começou a ser plantada em janeiro e deve ser concluída até agosto. Temos 1,6 milhões de hectares plantados ? disse Otmar.