Pediram, ainda, a implementação de cisternas e sistemas de irrigação em regiões produtivas onde ocorre a seca e uma melhor fiscalização do programa Bolsa Escola.
De acordo com o secretário de Política Agrícola da Contag, Antoninho Rovaris, a entidade propôs que o Programa Nacional Habitação Rural, do Ministério das Cidades, e o projeto de construção de cisternas, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), trabalhem em conjunto para que, quando o agricultor receba sua casa, ela já venha com as cisternas.
? Há um problema de implementação do programa de habitação rural, por causa da falta de água, principalmente na região semiárida do Brasil ? disse Rovaris.
Para o secretário de Política Agrícola da Contag, também é preciso uma ação forte do governo para capacitar as entidades que lidam com o programa habitacional para que haja maior abrangência da ação.
Segundo Rovaris, Tereza Campello não apresentou soluções definitivas aos problemas apresentados, mas lembrou que a Contag terá uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff na quarta da próxima semana, dia 18.
? Só obtivemos como resposta que o governo está fazendo esforço para trabalhar na nossa pauta, mas a reunião foi produtiva para tirar dúvidas sobre vários assuntos como combate à pobreza extrema e outros ? afirmou.