Promoção do arroz brasileiro no mercado internacional é desafio para o setor

Expoarroz, em Pelotas, apresentou painel sobre o assunto a produtores e liderançasMelhorar questões relacionadas à logística e garantir a promoção do arroz brasileiro no mercado internacional estão entre os desafios de quem produz arroz.

Produtores e lideranças da cadeia do cereal assistiram, em um painel apresentado na Expoarroz, em Pelotas, a cenários e tendências internacionais para o arroz brasileiro. O painel foi transmitido ao vivo pelo Canal Rural.

O pesquisador do Centro Francês de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola, Patrício Mendez del Villar, que trabalha para o programa de alimentos das Nações Unidas, trouxe um panorama sobre a situação do arroz na África.

Conforme Patrício, existe oportunidade para o arroz brasileiro no continente, uma vez que o consumo vem crescendo muito mais do que a produção africana. Além disso, a previsão da ONU para o crescimento da população é assustadora: só a África subsaariana deve ganhar em 40 anos mais 1 bilhão de habitantes.

Tiago Sarmento Barata, analista de negócios da Agrotendências Consultoria em Agronegócios, falou sobre os desafios do setor, e disse que a produção de arroz no Mercosul mudou há alguns anos. O Brasil saiu de importador do cereal do Uruguai e da Argentina, para exportador a partir de meados da última década.

Segundo ele, os principais compradores mundiais estão de olho no bloco, já que 90% da produção do grão está concentrada no sudeste asiático, local sujeito a catástrofes naturais. Os maiores desafios para a cadeia do arroz estão ligados à logística e à promoção do produto no mercado internacional.