Apicultura beneficia famílias de assentamento em Alagoas

Projeto promove capacitação da comunidade para atuar no setorTrinta famílias do Assentamento Nova Esperança, em Olho D'Água das Flores, no Estado de Alagoas, receberam essa semana cerca de 800 caixas de abelhas apis mellfera para criação e comercialização dos produtos derivados da apicultura.

? Um futuro repleto de oportunidades começa ? afirma Rúbia Solange, coordenadora do Arranjo Produtivo Local (APL) Apicultura do Alto Sertão pelo Sebrae em Alagoas. O recurso para compra das caixas de abelhas foi obtido por meio do Ministério da Integração Nacional e repassado às famílias pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) por intermédio da articulação da Cooperativa dos Apicultores de Mel, Insumos e Derivados Apícolas em Alagoas (Coopeapis).

Capacitações

Para as famílias contempladas, a atividade apícola terá como principais contribuições a geração de renda, a fixação na sua região e a inserção na agricultura familiar. Em 2010, 90% dos estabelecimentos agrícolas eram formados por unidades da agricultura familiar, que ocupavam 32% das terras do estado e produziam 28% da riqueza do campo alagoano. Além disso, o setor é responsável por aproximadamente 70% do emprego da mão de obra rural.