Incra promove plantio de mudas em assentamentos do Alto Sertão Sergipano

Objetivo é estimular o plantio de árvores frutíferas e ampliar as áreas verdesCerca de 250 famílias assentadas participam, nas próximas semanas, da ação ambiental promovida em áreas de reforma agrária do Alto Sertão Sergipano. As famílias irão plantar cerca de 5 mil mudas de diversas espécies em oito assentamentos localizados no município de Poço Redondo.

A ação é realizada pelo Incra em parceria com o Instituto Vida Ativa e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

O objetivo é estimular o plantio de árvores frutíferas e ampliar as áreas verdes dos assentamentos.

? Algumas mudas estão sendo usadas para recuperar a área degradada de um assentamento, mas o principal objetivo desse plantio é incentivar a implantação de quintais produtivos e aumentar a cobertura verde ? explicou Maria Jacinta Cardoso, articuladora do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental do Incra.

Entre as três mil mudas já distribuídas, que começaram a ser plantadas há duas semanas, estão a gliricídia, espécies nativas da caatinga e árvores frutíferas, como a jaqueira, o cajueiro e a pitangueira.

Todo o plantio das mudas deve ser realizado em duas etapas. A primeira, que abrange as três mil mudas iniciais deve ser encerrada esta semana. A segunda, quando serão plantadas as outras duas mil mudas, deverá ser realizada a partir do final do mês.

? Vamos receber uma segunda doação de mudas, que já estão sendo preparadas. Depois iremos distribuí-las e iniciar um novo plantio até o final de maio ? confirmou Jacinta.

O plantio das mudas, feito pelas famílias assentadas, recebe o acompanhamento de engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas contratados pelo Incra, por meio do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental.