Contag inicia mobilização pelo Grito da Terra Brasil

Expectativa é que 7 mil agricultores participem do ato, em BrasíliaA Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) encaminhou uma pauta com 190 itens para o Grito da Terra Brasil deste ano, que ocorre ao longo de toda a semana, em Brasília. Entre os pontos a serem discutidos estão o Plano Safra da Agricultura Familiar e políticas para assistência técnica e reforma agrária. Além disso, assuntos como educação, previdência social e combate à pobreza no campo serão tratados.

O presidente da Contag informa que a negociação com ministérios já foi realizada durante a semana passada. Segundo Alberto Broch, a principal preocupação é com recursos.

– Com alguns ministérios estamos avançando, mas outros pontos centrais não evoluíram. Estamos preocupados com a liberação de recursos novos ou recursos que foram bloqueados. Ainda não temos uma clareza de como será o comportamento do governo – avalia.

A estimativa do presidente da Contag é que entre seis e sete mil agricultores participem dos atos. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag/RS) deve levar 500 produtores até a capital federal.