A secretaria vem sendo ocupada por Antônio Junqueira de Queiroz, que substitui João Sampaio. Desde então, diversos nomes são mencionados entre os cotados para o cargo.
Entre eles, os presidentes da Abipecs, Pedro de Camargo Neto; da Sociedade Rural Brasileira, Cesário Ramalho; e da Única, Marcos Jank. Outra especulação envolve o diretor do JBS, ex-ministro Pratini de Moraes. E o mais novo na lista dos cotados é o diretor da MB Agro, Alexandre Mendonça de Barros.
Enquanto ocupa o cargo interinamente, Antônio Junqueira de Queiroz tem recebido elogios públicos do governador. Mas evita dizer se será efetivado no cargo.
Sem uma definição, representantes do agronegócio questionam o governo paulista. O presidente da Fetaesp, Braz Albertini, avalia que a escolha do secretário é importante para que as políticas do Estado para o setor tenham continuidade.
Por correio eletrônico, o presidente da Abipecs, Pedro de Camargo Neto, negou ter sido convidado para ser o secretário da agricultura. E disse que, por isso, não comenta especulações. O presidente da Sociedade Rural Brasileira, Cesário Ramalho, também negou convite. Mas se mostrou simpático à ideia de ser o secretário. Cesário afirmou que, por estar à frente da Sociedade Rural Brasileira, se considera preparado.