Indústrias de algodão mostram cautela em função da turbulência financeira

Indicador Cepea/Esalq teve queda de 1,6% nos últimos oito diasEntre 28 de outubro e esta quarta, dia 5, o Indicador Cepea/Esalq ? oito dias para pagamento ? teve queda de 1,6%, fechando em R$ 1,2078 por libra-peso na terça, dia 4. Nos últimos dias, indústrias têxteis continuaram recuadas, operando apenas no sistema "da mão para boca" e ainda forçando baixa nas cotações.

O recebimento de pluma vinculada a contratos antecipados tem sido suficiente para o atendimento das necessidades. As turbulências no mercado financeiro, que causaram a restrição de crédito e queda dos preços internacionais, fazem com que indústrias tenham cautela em negociar maiores volumes da pluma.

A oferta não chegou a aumentar, mas a fraca demanda tornou o volume disponível proporcionalmente maior, o que resultou em pequenos recuos de preço. Apenas produtores com necessidade de caixa imediato estiveram mais ativos. Boa parte continua priorizando a entrega de contratos antecipados ? internos e externos. De forma geral, os negócios têm envolvido pequenas e médias quantidades, de 26 a 780 toneladas.