Edilson Guimarães deixa a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura

Vaga será ocupada por José Carlos VazO secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Edilson Guimarães, foi exonerado do cargo. A saída ocorreu às vésperas da divulgação do Plano Safra 2011/2012, o projeto anual mais amplo e importante da pasta.

A vaga deixada por Guimarães será ocupada por José Carlos Vaz, que, desde janeiro de 2007, ocupa o cargo de diretor de Agronegócios do Banco do Brasil (BB). A exoneração e a nomeação, assinadas pelo ministro chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta, dia 18.

Vaz é graduado pela Uniceub, de Brasília, e funcionário do BB desde 1982. Exerceu funções de gerência na diretoria de agronegócio, de consultoria técnica da presidência e de superintendente no Distrito Federal. O novo secretário é integrante do Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA), do Conselho de Agronegócios (Consagro), da Câmara Temática de Financiamento e Seguro do Ministério da Agricultura, do Conselho Superior de Agronegócios da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Subcomissão de Crédito Rural da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Vaz também já participou da Câmara Consultiva do Café da BM&F, da Câmara Setorial do Arroz do Ministério da Agricultura, da Câmara Setorial do Cacau do Ministério da Agricultura, do Conselho Fiscal da BrasilPrev e do Conselho Técnico do Centro de Inteligência do Café (CIC). Guimarães trabalha no Ministério da Agricultura há 35 anos. Desde julho de 2006, ele estava à frente da Secretaria de Política Agrícola.