Paccar avalia instalação de fábrica no Brasil

Grupo de executivos da empresa de caminhões americana está observando critérios que definirão localização da sedeEm visita ao Brasil, um grupo de executivos da montadora de caminhões Paccar está estudando a possibilidade de investir US$ 200 milhões na instalação de uma fábrica no país. Cinco Estados e aproximadamente 20 municípios estão sendo cogitados para sediar a empresa, que avalia critérios como a formação de mão de obra, a capacitação técnico-científica e a legislação de licenciamento ambiental nos locais cogitados .

O vice-presidente da empresa, Bob Christensen, e o vice-presidente de Recursos Humanos, Jack Levier, cumprem um roteiro de perguntas, ainda que de forma discreta, nos locais visitados. O investimento deve gerar mil empregos, com o objetivo de obter 10% do mercado nacional do segmento. A atenção da Paccar no Brasil apareceu no relatório anual da empresa, divulgado em abril, que aponta o crescimento do mercado nacional de caminhões para atender a sétima maior economia do mundo. A sede deve começar a produzir em 2012 e fabricará três modelos de caminhões com a marca DAF.

O grupo teve reuniões em Lajes (SC), no dia 13, em Ponta Grossa (PR) nesse segunda, 16, e desde terça, 17, está conhecendo localidades na região metropolitana de Porto Alegre (RS).

? Há muito estávamos pensando em investir na América Latina e escolhemos o Brasil em função do mercado ? afirmou Christensen em visita à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), situada em Porto Alegre.

A definição sobre o local de instalação deve sair apenas quando os executivos retornarem aos EUA.