Produtores de Goiás apostam no girassol para segunda safra

Planta é tolerante ao clima seco e tem se desenvolvido bemProdutores de Goiás apostaram no plantio do girassol para a segunda safra. A planta, que é tolerante ao clima seco, tem se desenvolvido bem e a previsão é de boa colheita. Na lavoura, a flor de girassol já começou a murchar, anunciando que em pouco tempo a semente estará pronta para a colheita. O produtor rural Antonio Gazarini é um dos poucos na região de Jataí (GO) que investiu na cultura para a safrinha, cultivou 200 hectares de lavoura. Na última vez em que plantou a cultivar, a média foi de

? Há três mercados: biodiesel, comestível e restrito para pássaro. A expectativa é boa porque tem mercado e o preço do girassol não acompanhou o preço da soja ? diz.

A produção de 360 toneladas ainda não está vendida, mas tem destino certo para os Estados de São Paulo e Minas Gerais. A saca deve ser comercializada em média a R$ 43,00.

Antonio José Gazarini e os irmãos chegaram a plantar cerca de 1.4 mil hectares de girassol. Mas em 2010 esse número foi reduzido à zero. Isso aconteceu porque a lavoura foi contaminada pelo mofo branco.

? Na época a perda foi grande. No estágio que  planta se encontra atualmente, não é possível saber se foi contaminada ou não pelo mofo branco. Para não ter prejuízos, mudei a área de plantio e investi no melhoramento da terra ? explica.