No estande do Brasil, os visitantes conheceram a excelência da carne brasileira, degustando um churrasco oferecido por um grande frigorífico nacional. Ao todo, 180 quilos de carne bovina foram servidas no espaço brasileiro.
? A ação tem a finalidade de fortalecer a imagem da carne brasileira naquele país, além de incentivar o consumo de cortes nobres ? informa a Coordenadora-Geral de Ações no Mercado Externo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Telma Gondo.
O Ministério participou da Sial juntamente com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carnes (Abiec), a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) e a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e mais 12 empresas dos setores de carne bovina e suína.
Comércio bilateral
Atualmente, a China é o principal comprador de produtos agropecuários brasileiros. Nos últimos três anos, houve um crescimento de 214% nas exportações brasileiras de produtos agropecuários para aquele país, que passaram de US$ 3,5 bilhões em 2007 para US$ 11 bilhões em 2010. O complexo soja (óleo, grão e farelo), o couro wet blue (processado), e as carnes bovina, suína e de aves são os produtos mais importantes da pauta de exportação brasileira para o país asiático.