O evento ocorre de 12 a 14 de julho, no Expominas de Juiz de Fora ? MG. Esta é uma iniciativa da Embrapa Gado de Leite e do Pólo de Excelência do Leite. O Fórum ocorre pelo terceiro ano consecutivo, reunindo lideranças e profissionais do setor em torno de temas importantes para a cadeia produtiva do leite no Brasil e no mundo.
Este ano o Fórum das Américas: Leite e Derivados será composto de dois workshops: O Sino Brazillian Dairying (Workshop Sino Brasileiro sobre Pecuária de Leite) e o III Workshop Sobre Qualidade do Leite.
O Sino Brazillian Dairying reúne, pela primeira vez, representantes da cadeia produtiva da China e do Brasil. O evento será realizado nos dias 12 e 13 de julho em Juiz de Fora, Minas Gerais. Serão debatidas a conjuntura atual, as perspectivas para a produção de leite, a economia e a sustentabilidade do setor leiteiro em ambos os países.
Outros temas a serem discutidos são as tecnologias inovadoras para a produção de leite e as parcerias comerciais entre a China e o Brasil. Além de palestras, o evento contará com uma rodada de negócios organizada pelas indústrias e cooperativas de laticínios brasileiras, representantes de governo e entidades de classe.
O III Workshop Sobre Qualidade do Leite acontece em um momento importante para o setor produtivo brasileiro. Em julho de 2011, os produtores das Regiões Sudeste, Sul e Centro-oeste terão que conviver com os novos parâmetros de qualidade impostos pela Instrução Normativa 51 (IN 51).
Os índices serão os mesmos (ou estarão bem próximos) dos adotados nos principais países produtores: 100 mil/ml para Contagem Total de Bactérias (CTB) e 400 mil/ml para Contagem de Células Somáticas (CCS). Mas ainda há muitas dúvidas sobre a capacidade do setor de responder positivamente a tais exigências.
Quando foi realizado o I Workshop Sobre Qualidade do Leite, no ano de 2009 em Brasília, a preocupação com o cumprimento das exigências da IN 51 já se faziam presentes. Este III Workshop levará ao público informações importantes para que a atividade possa se adequar ao rigor das normas.
Nos dois dias do evento (13 e 14 de julho), especialistas do Brasil e do exterior debaterão temas relacionados à saúde da glândula mamária, nutrição, genética e composição do leite, além de aspectos ligados ao processamento do produto.