Governo do Paraná propõe diversificação de culturas para produtores de tabaco

Estado é o terceiro no ranking nacional de exportação do produtoO secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, abriu nessa semana uma webconferência sobre a importância do controle do cigarro para a preservação da saúde. Ele assinou resolução conjunta com a Secretaria da Agricultura (002/2011) que institui um grupo técnico de trabalho para elaborar, em 90 dias, o plano estratégico para reconversão e diversificação da produção agropecuária em propriedades que cultivam tabaco.

De acordo com o Artigo 11 da lei antifumo estadual, os agricultores que se comprometerem a trocar o cultivo de fumo por outra cultura terão prioridade ou preferência no atendimento dos programas da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

O Brasil é líder mundial nas exportações de tabaco e o Sul do país é o primeiro produtor, concentrando 96% da produção. O Estado do Paraná é o terceiro no ranking de Estados produtores, com 180 municípios com plantações de fumo.

? Com a diversificação de cultura vamos propiciar a mais de 35 mil produtores maior geração de renda e melhores condições de vida ? afirmou Caputo.