IBGE eleva previsão da produção de trigo, cevada e aveia no Sul

Avaliação da safra anterior colaborou para aumento no setor triticultorO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aumentou a previsão para as lavouras de inverno, predominantes nos Estados do Sul, em seu levantamento de maio, na comparação com a estimativa de abril. A aveia teve aumento de 11,7%, cevada de 5,2% e trigo de 6,9%.

O trigo, a mais importante dessas culturas, tinha produção esperada de 5 milhões de toneladas em abril. Na projeção de maio, a safra passou para 5,4 milhões de toneladas. O aumento é reflexo da inclusão, neste levantamento, da primeira avaliação da safra tritícola do Rio Grande do Sul.

No Estado, segundo maior produtor nacional (com participação de 37,5%), são maiores as previsões para a área a ser colhida (de 840.832 hectares, aumento de 7,4% diante de abril), e para a produção (2,017 milhões de toneladas, alta de 24,2% diante de abril).

A segunda avaliação da safra paranaense de trigo, maior produtor nacional (52,9%), registra em maio uma diminuição na produção de 0,3%, assim como a área a ser colhida, que cai 0,7%.

? O consumo interno de trigo é de 10,422 milhões de toneladas. Temos que importar o trigo da nossa vizinha Argentina ? lembrou o gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE, Mauro Andre Andreazzi.

Café

A estimativa do IBGE para a safra de café, que começou a ser colhida em maio, totaliza 2,649 milhões de toneladas, ou 44,2 milhões de sacas de 60 quilos do produto em grãos beneficiados. A previsão de maio é 3,5% maior do que a de abril.

A área total com a cultura no país cresceu 0,1%. Aquela destinada à colheita aumentou 0,5%, enquanto o rendimento médio subiu 3,0% em relação à estimativa anterior. Mas, na comparação com 2010, a área destinada à colheita é 1,2% inferior.

? Este é um ano de baixa produtividade. No ano passado, a produção foi grande, então houve um desgaste, por isso nesse ano produz-se menos. Mas houve um acréscimo na previsão da safra porque as condições climáticas ajudaram ? disse Andreazzi, a respeito do ciclo bianual da cultura de café.

Algodão

Os altos preços e baixos estoques nacionais e internacionais estão impulsionando a produção de algodão herbáceo. A estimativa de maio para a safra do produto em 2011 é de 5,1 milhões de toneladas, 2,9% maior do que a previsão feita em abril.

O aumento é decorrente da ampliação da área plantada, para 1,4 milhão de hectares, um crescimento de 3,6%.

? O maior produtor é Mato Grosso. Mas outros Estados também aumentaram a área plantada. Em vez do feijão, o produtor optou por plantar algodão ? declarou Andreazzi.

Segundo o instituto, a safra de algodão a ser colhida em 2011 será 74,4% maior do que a de 2010.