Ministério anuncia normas para sistema orgânico de aquicultura

Regra vai permitir a regularização dos agricultores que já cultivavam organismos aquáticosO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou as normas técnicas para os sistemas orgânicos de produção aquícola, para agricultores e empresas responsáveis por unidades produtivas que se enquadrem nas especificidades destes sistemas. Os requisitos estão detalhados na Instrução Normativa Interministerial nº 28, publicada no Diário Oficial da União dessa quinta, dia 9.

A legislação explica os procedimentos gerais dos sistemas orgânicos de produção, como devem ser as práticas de manejo e as instalações. Apresenta ainda uma relação de substâncias permitidas para uso nas diversas etapas que envolvem a atividade. As normas excluem produtos obtidos da pesca, pois não estão em ambiente controlado e inviabilizam a rastreabilidade.

Segundo a fiscal federal agropecuária da Divisão de Desenvolvimento da Agroecologia do Ministério da Agricultura, Virgínia Mendes Cipriano Lira, a regra vai oferecer diretrizes para diferenciar a produção orgânica da convencional e permitir a certificação de produtores que já atuavam no segmento.

? Com a regulamentação, o aquicultor vai saber o que ele pode ou não fazer ? ressalta.

Os princípios básicos da aquicultura orgânica são a preocupação com o bem-estar animal, a proibição do uso de medicamentos quimio-sintéticos e hormônios e a menor lotação de organismos aquáticos por área. A preservação ambiental e o aspecto social também são preocupações do modelo.