Ministério da Agricultura fará inspeção nos Jogos Militares

Equipe de 30 fiscais vai receber os cavalos da competição nos pontos de ingresso e monitorá-los durante a realização do eventoOs cavalos que ingressarem no Brasil para participar das provas hípicas da 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares serão inspecionados por fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para definir as regras e estabelecer os critérios das ações realizadas durante a competição, técnicos do Ministério trabalharam durante quinze meses na elaboração da Instrução Normativa nº 31, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta, dia 10.

A equipe de 30 fiscais vai receber os animais nos pontos de ingresso e monitorá-los durante a realização do evento, de 16 a 24 de julho, no Rio de Janeiro. Também serão inspecionados os alimentos e os insumos e suplementos de uso veterinário trazidos pelas delegações hípicas.

? A atribuição do Ministério da Agricultura, não só nos Jogos Militares, mas em todos os eventos esportivos realizados no Brasil é fiscalizar o ingresso no país, a circulação e a alimentação dos animais que vão competir enquanto permanecerem em solo brasileiro ? explica a fiscal federal do Sistema de Vigilância Internacional do Ministério da Agricultura, Mirela Eidt.

A importância desse trabalho está relacionada às ações de defesa sanitária e de vigilância agropecuária do Ministério da Agricultura.

? Os fiscais realizarão inspeções diárias para atestar a sanidade dos animais ? ressalta Mirela.

Caso algum cavalo apresente sintoma de doença, será encaminhado para um local de isolamento, onde ficará em observação. Nesse período, os fiscais adotarão as medidas sanitárias necessárias. Também será coletada amostra para realização de exames laboratoriais.

As delegações estrangeiras serão informadas das fiscalizações às quais estarão sujeitas, por meio de seus representantes, que por sua vez receberão comunicados do Ministério da Defesa. Após a chegada ao Brasil, as delegações devem se apresentar aos fiscais do Ministério da Agricultura, que estarão aguardando para realizar os procedimentos necessários de sanidade nos animais.