Uso de agrotóxicos autorizados em lavouras erradas é considerado ato criminoso

Utilização inadequada acontece porque não existem produtos registrados para todas as culturasO uso de agrotóxicos proibidos pode causar grandes danos nas plantações, mas um outro problema também tem prejudicado as lavouras. Agricultores que utilizam produtos liberados pelo governo, mas aplicam em lavouras erradas, também provocam danos. Além disso, o ato é considerado criminoso.

Segundo a Associação das Empresas Nacionais de Defensivos Genéricos (Aenda), o uso inadequado acontece porque não existem produtos registrados para todas as culturas. Quando o agrotóxico tem pouca demanda, o processo de registro custa caro demais para as empresas, que acabam desistindo. O produtor precisa recorrer a outros defensivos.

A maioria dos casos de uso inadequado só é descoberta pela fiscalização quando são encontrados resíduos nas análises de solo.

? Isso é um crime, utilizar produtos numa lavoura se não está autorizado. E pode até ocorrer de ter de ser interditada essa lavoura, ser destruída esta lavoura. Se ele usou, por exemplo, no arroz e este produto está somente recomendado para a lavoura de soja, ele pode sofrer esta penalidade ? explica Rita Grasselli, chefe da divisão de fiscalização de Insumos e Serviços da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul.

O Ministério da Agricultura reconhece que o processo de registro de um produto é longo, mas aconselha que os agricultores façam o uso correto, para evitar prejuízos.

? O receituário agronômico é uma importante ferramenta que nós temos que fazer uso. Lá está o produto, lá está a dosagem, em que época ele deve aplicar, com que climatologia, para que o produto possa funcionar. O receituário agronômico deve ser seguido, não é difícil, basta procurar um técnico ou os extensionistas que estão ali aptos a receitar o produto para sua cultura ? Mauro Rugiro, chefe de fiscalização de Insumos Agrícolas.