A produção de laminados alcançou 10,8 milhões de toneladas de janeiro a maio, mostrando expansão moderada de 0,1% em relação ao mesmo período de 2010. O indicador mensal, entretanto, revela que a produção de laminados do Brasil, 2,2 milhões de toneladas, apresentou incremento de 5,2% sobre abril. Em comparação a maio do ano passado, houve retração de 2,5%.
De acordo com os números do IABr, as vendas de produtos siderúrgicos no mercado interno atingiram em maio 2 milhões de toneladas, com ampliação de 3,9% sobre o mês anterior. Na comparação com maio de 2010, observa-se recuo de 0,4%. No acumulado de 2011, as vendas internas apresentaram bom desempenho. Elas atingiram 9,3 milhões de toneladas, com expansão de 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Nas exportações, o IABr constatou aumento no acumulado dos cinco primeiros meses do ano tanto em volume, 33,4%, como em valor, 71,4%. Os embarques ao exterior somaram 4,6 milhões de toneladas de janeiro a maio, o que resultou em receita para o país da ordem de US$ 3,5 bilhões. Já as importações sofreram retração no período de 38,9%, com 1,4 milhão de toneladas de produtos siderúrgicos.
O IABr informou ainda que em relação ao consumo aparente nacional de produtos siderúrgicos foi registrada queda de 6,8% em maio e de 3% no acumulado do ano até esse mês, em comparação aos mesmos períodos de 2010.