Produtores pantaneiros de Mato Grosso do Sul aprendem correto manejo de pastagens

Objetivo é diminuir os custos da produção e o consequente aumento da renda familiar ruralEnsinar as técnicas ideais de manejo de pastagens, visando diminuir os custos da produção e o consequente aumento da renda familiar rural. É com esse objetivo que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) disponibiliza gratuitamente aos pantaneiros da região da Nhecolândia o curso de manejo de pastagens.

O treinamento será realizado de 6 a 8 de julho, na fazenda Santa Fé do Corixinho, em Corumbá, Mato Grosso do Sul. A realização da atividade na Nhecolândia é resultado de uma parceria entre o Senar/MS e a União dos Pantaneiros da Nhecolândia (Unipan).

Até o final desse ano devem ser realizados um total de 19 capacitações na região. Já estão confirmados os cursos de Doma Racional, Rédeas e Adestramento de Equinos, Operação e Manutenção de Motoserra, Manutenção Preventiva de Tratores, Manejo de Pastagens, Relações Interpessoais, Fabricação Caseira de Derivados do Leite e Preparo e Utilização do Couro.

Para a coordenadora da Comissão de Agronegócio da Unipan e mobilizadora da ação, Eva Maria Corrêa Medeiros, a parceria da entidade com o Senar/MS representa um avanço no sentido de proporcionar ao homem pantaneiro acesso à capacitação de qualidade e às novas tecnologias relacionadas à produção agropecuária. No mês passado foi realizado o curso de aplicação de medicamentos, capacitando cerca de 12 trabalhadores rurais da Nhecolândia.

No curso de Manejo de Pastagens, os alunos irão aprender sobre as principais espécies de forrageiras, renovação, recuperação e reforma de pasto, cuidados na implantação das pastagens, calagem e adubação, morfologia e fisiologia, além de disciplinas sobre medidas de segurança no trabalho, novas exigências profissionais, cidadania e meio ambiente.