A IUFRO é uma rede global não governamental e sem fins lucrativos que reúne cientistas florestais de vários países para promover cooperação técnica e ampliar o conhecimento sobre aspectos econômicos, sociais e ecológicos relacionados a florestas e árvores. Este ano, a conferência terá como tema “De genomas à integração e geração de resultados” e deverá contar com a participação de cerca de 500 pessoas, sendo 300 brasileiros e 200 de outros países.
A conferência internacional ganha ainda mais importância em 2011, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Florestas. O objetivo é incrementar a conscientização mundial sobre a importância do manejo sustentável dos recursos florestais. A promoção do evento contribuirá significativamente para os propósitos da Embrapa de intensificar o apoio a atividades na área florestal.
Segundo o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e presidente da comissão organizadora do evento no Brasil, Dario Grattapaglia, a realização da conferência IUFRO Tree Biotechnology converge para a internacionalização do Brasil e sua consolidação como um importante ator mundial em biotecnologia florestal.
? É a primeira vez que esta conferência acontece na América Latina e a segunda no hemisfério sul. E, por isso, é uma oportunidade muito importante para o país aumentar a sua visibilidade no cenário internacional na área de biotecnologia florestal ? ressalta.