Confiança do consumidor sobe 2,3% em junho, revela FGV

Índice voltou a subir após três quedas consecutivasApós três quedas consecutivas, a confiança do consumidor voltou a subir em junho. É o que revelou nesta segunda, dia 27, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ao divulgar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que mostrou alta de 2,3% em junho ante maio, após cair 2,4% em maio ante abril.

Com o resultado, o desempenho do ICC, calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (sendo que, quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), foi de 115,4 pontos para 118 pontos de maio para junho.

Em junho, o índice recuperou parte da perda de confiança nos meses anteriores, influenciado principalmente pela moderação do pessimismo em relação aos meses seguintes. Porém, ao analisar o indicador de média móvel trimestral, a confiança manteve tendência de queda pelo quinto mês consecutivo, de acordo com a FGV.

A fundação informou os resultados dos dois subindicadores componentes do ICC. O Índice de Situação Atual (ISA) mostrou alta de 1,0% em junho após registrar queda de 2,4% em maio. Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 3,2% em junho em comparação com a taxa negativa de 2,4% em maio.

Ainda segundo a fundação, o ICC caiu 1,1% em junho deste ano ante igual mês no ano passado, queda mais fraca do que a apresentada em maio (-1,2%) pelo indicador, no mesmo tipo de comparação.

O levantamento abrange amostra de mais de dois mil domicílios, em sete capitais, com entrevistas realizadas entre os dias 1º e 20 de junho.