O ministro participou de uma audiência sobre o desenvolvimento regional. Ele anunciou que a exportação de carne suína para a Rússia deve ser normalizada na próxima semana. Uma equipe de técnicos brasileiros estará no país para ajustar o acordo entre os países.
? A nossa expectativa é que a missão de segunda, dia 4, na Rússia possa dar final ao embargo e restabeleça o fornecimento de carne, sobretudo suína, já que as outras carnes não tiveram grande prejuízo ? informou.
Rossi participou de um encontro do G-20 em Paris e conversou com ministros russos e responsáveis pela questão sanitária ambiental naquele país. Para restabelecer a exportação de carne suína, Rossi afirmou que os laboratórios brasileiros receberão investimentos.
? No passado os governos não investiram na atualização dos laboratórios. Fui a pessoalmente falar com a presidente Dilma , já que há restrições atualmente para investimento. Ela imediatamente liberou o que for necessário, para por os laboratórios brasileiros em condições de igualdade com os melhores do mundo, isso vai movimentar cerca de R$50 milhões ? afirmou.
A audiência também tratou de possíveis investimentos do governo estadual em Santa Rosa. O diretor da Agência Gaúcha de Desenvolvimento, Sérgio Kapron, discutiu áreas produtivas, locais que podem ser incrementadas com recursos estaduais.
? O momento é de montagem e estruturação do programa, então teremos que ouvir um pouco a organização local. Vamos finalizar o programa no decorrer desse semestre e provavelmente abrir uma etapa no final desse ano, inicio do ano que vem, que é de adesão das entrada de setores no programa, e a partir daí sim, iremos definir os recursos que serão apartados na região ? esclareceu.