Governo da Bahia lança III Conferência Nacional de Defesa Agropecuária

Responsabilidade compartilhada é o tema do evento que será lançado nesta terça, dia 5Responsabilidade compartilhada é o tema da III Conferência Nacional de Defesa Agropecuária, que será lançada na Bahia, nesta terça, dia 5, às 9h no auditório da Secretaria de Agricultura (Seagri), em Salvador, reunindo fiscais agropecuários, pesquisadores, empresários do agronegócio, produtores rurais, agroindustriais, exportadores e importadores, extensionistas, representantes de entidades de classe e de órgãos de fomento à pesquisa. O evento acontecerá no próximo ano.

? A defesa agropecuária precisa ser compartilhada e não considerada uma responsabilidade apenas dos órgãos de defesa. Todos os eixos têm de estar alinhados e mobilizados ? afirma o diretor geral da Agência de Desenvolvimento Agrícola da Bahia (Adab), Paulo Emílio Torres.

A diretora geral da Seagri e presidente da comissão organizadora da conferência, Jucimara Rodrigues, ressalta que o objetivo do evento é promover o debate sobre a defesa agropecuária brasileira, “sem perder de vista os aspectos da sustentabilidade, da justiça social e da necessidade de cumprimento dos aspectos legais”.

Durante a conferência serão debatidos assuntos como vigilância ativa no período da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de Futebol, o papel da vigilância agropecuária frente aos riscos de ingresso de pragas associado aos eventos esportivos, a eficiência na fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras, a segurança de alimentos, a rastreabilidade animal e vegetal, a saúde pública (Serviço Unificado de Atenção à Saúde Agropecuária), o acesso a mercados, gestão e educação na defesa agropecuária.