Exportações de frango devem crescer até 5% em 2011

Projeção conservadora decorre dos problemas de competitividade do setor e do embargo russo, diz presidente da UbabefO presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, reafirmou a expectativa de crescimento de 3% a 5% nos volumes de carne de frango exportados este ano.

? A projeção já era conservadora e agora, com os problemas de competitividade e outros complicadores, como o embargo russo, o resultado para o ano vai ser nessa faixa ? disse o executivo.

A Rússia suspendeu temporariamente os embarques de carne de frango, suínos e bovinos de 85 frigoríficos dos Estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná desde 15 de junho.

Atualmente, uma missão do governo brasileiro está em Moscou, na Rússia, para tentar resolver a situação.

? Apesar de ainda acreditarmos que há um viés político nessa decisão do governo russo, estamos bastante otimistas em reverter esse embargo logo ? afirmou Turra.

Outros empecilhos para as exportações do setor são a investigação antidumping realizada pela África do Sul e exigências do Iraque. Sobre a África do Sul, o presidente da Ubabef reiterou que não há práticas desse tipo feitas pelas empresas brasileiras no mercado e que “elas provarão isso”. Já com relação ao Iraque, que está exigindo certificações de salmonela zero nos lotes enviados ao país, Turra afirmou que esse tipo de certificação “não existe e é indevida”.

No primeiro semestre de 2011, as principais regiões de destino da carne de frango brasileira foram Oriente Médio, com 718,3 mil toneladas, representando 37% do total em volume, Ásia, com 541 mil toneladas, participação de 28%, União Europeia, com 240 mil toneladas e 13% da fatia total, África, com 228,4 mil toneladas, 12% de participação, América, com 132,7 mil toneladas e 7% de representatividade, e países da Europa fora da União Europeia, com 65,7 mil toneladas e 3% do total.

Já entre os países, a Arábia Saudita ficou em primeiro lugar, com 296 mil toneladas, a União Europeia, com 230 mil toneladas, Japão, com 224 mil toneladas, Hong Kong, com 159 mil toneladas e Emirados Árabes, com 112 mil toneladas. A China ficou em sétimo lugar, com 83 mil toneladas embarcadas no período.

? Temos boas perspectivas com a China. Em 2009, o país comprou 28 mil toneladas de carne de frango brasileiras, em 2010, 120 mil toneladas e para este ano estimamos embarques de 160 mil toneladas para o mercado chinês ? destacou Turra.

Novos mercados

Sobre novos potenciais importadores da carne de frango brasileira, o presidente executivo da Ubabef informou que a entidade está trabalhando para abertura de 16 mercados. Dentre eles, Malásia, Indonésia, Paquistão, Nigéria e Índia.

? Na verdade, Índia já está aberta, mas os embarques não acontecem por conta das tarifas abusivas. Estamos trabalhando junto com os Estados Unidos para superar essa barreira tarifária ? informou Turra.