Criadores do oeste baiano investem com sucesso na ovinocaprinocultura

Região manda animais para várias regiões do paísApesar do oeste baiano se destacar pela bovinocultura, outro segmento está ganhando força na região, é a ovinocaprinocultura. Tem ovelha que chega a valer mais do que um touro. É o que pode ser visto na 29ª Expobarreiras, que acontece no município baiano de Barreiras até domingo, dia 10.

A produção de insumos da agricultura garante a qualidade na alimentação dos animais a um baixo custo. A região manda animais para várias regiões do país. Segundo o presidente da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Oeste (Caprioeste), Floriano Jacobsen Rodrigues, a cultura é considerada um sucesso na região do oeste baiano.

A exemplo disto, o pecuarista Manuel Ribeiro largou a criação de bovinos para investir em ovelhas. Ele aprimorou a criação, fazendo o cruzamento da raça dórper com a Santa Inês. Hoje alguns animais, chegam a valer mais que um touro. Um dos animais de Ribeiro, está avaliado em R$ 25 mil.

O criador está expondo 44 animais na feira. Parte deles já está vendida. De acordo com o criador tem comprador que procura pessoalmente e outros que fecham negócio por telefone.

O criador Manoel Brito trouxe caprinos da raça anglo nubiano. Ele cria vacas leiteiras, mas decidiu investir nas cabras e não se arrepende. Animado com a criação, ele tem animal reprodutor que custa R$ 60 mil e está otimista com o futuro.