Produtores de Mato Grosso estão otimistas com início da colheita de algodão no Estado

Estado deve produzir, nesta safra, mais de 1,1 milhão de toneladas de algodão em caroçoProdutores de algodão de Mato Grosso colheram 9% da área cultivada. Apesar da possibilidade de uma pequena retração na produtividade das lavouras, em função da seca, e do atraso do plantio de algumas áreas, a expectativa nesta fase inicial dos trabalhos é otimista. O Estado deve produzir mais de 1,1 milhão de toneladas de algodão em caroço.

Há três semanas uma cena se repete em Mato Grosso. A colheitadeira cruza a lavoura e dá ritmo à colheita da safra de algodão. De acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, até agora, pouco mais de 65 mil hectares já foram colhidos no Estado. Na região Médio-Norte, os trabalhos estão mais adiantados e 17% das áreas já foram colhidas. No Sudeste, onde está concentrada quase metade das plantações, 9% já foram colhidos. Em uma fazenda em Campo Verde, as atividades começaram esta semana.

? Começamos a colher, mas veio um pouco de frio e preferimos parar por quatro dias. Em seguida, os trabalhos continuaram ? disse José Alberto Espada, gerente de produção da fazenda.

Na propriedade, as lavouras ocupam 2,4 mil hectares. Durante o desenvolvimento das plantas houve problemas com ataque de algumas pragas. Mesmo assim, a expectativa de produzir em média 300 arrobas de algodão em caroço por hectare está mantida.

? A safra desenvolveu bem, mas houve problemas com mosca-branca e lagarta da maçã. Conseguimos controlar bem, gastamos mais, mas mantivemos a produtividade ? falou Leandro Batista Braga, técnico agrícola.

Nesta safra os agricultores de Mato Grosso apostaram alto na cotonicultura. Em todo o Estado, segundo o Imea, foram cultivados mais de 720 mil hectares. A expectativa é produzir algo em torno de 870 mil toneladas de algodão em pluma. Mas esta previsão só poderá ser confirmada entre o final de agosto e o início de setembro, quando a colheita das lavouras deverá ser concluída.