A Epamig vai participar com dois estandes. No pavilhão interno do evento, haverá plantão técnico de pesquisadores, exposição e comercialização de sementes de diversas variedades de feijão, além de publicações da Empresa, com ênfase ao livro Tecnologias para Produção Orgânica, cujos editores técnicos são os pesquisadores Paulo César de Lima, Waldênia de Melo Moura, Madelaine Venzon, Trazilbo José de Paula Júnior e Maira Christina Marques Fonseca. Para as crianças, serão distribuídos kits com cartilhas da Epamig, vasinhos de plantas, sementes e mudas de pimenta biquinho. Os visitantes também poderão degustar geleia de pimenta.
O estande externo terá como foco o agronegócio café, explica a coordenadora de Transferência e Difusão de Tecnologia da Epamig Zona da Mata, Madelaine Venzon. Serão apresentadas as tecnologias desenvolvidas pela empresa e parceiros, como Embrapa e UFV. Os pesquisadores farão plantão técnico e, além da comercialização de sementes, grãos de café e de publicações sobre o tema, haverá demonstração de preparação de produtos alternativos para controle de ácaros no cafeeiro, exposição de protótipo de equipamento para reaproveitamento da água residuária do café e de um bioreator para clone de café.
Troca de saberes
A Epamig marcará presença também na 3ª Troca de Saberes, um espaço que busca criar novas formas de interação entre o saber popular, próprio dos agricultores, e o conhecimento científico dos pesquisadores, explica Madelaine Venzon.
? A partir desses encontros, poderão surgir novas propostas de pesquisas futuras ? ressalta a pesquisadora.
Na Troca de Saberes, a Epamig participará do tema manejo ecológico de pragas.