Começam as disputas do 34° Congresso Nacional da Raça Quarto de Milha

Estão cadastrados 1.800 animais nessa edição do eventoComeçou nessa sexta, dia 15, em Avaré (SP) o 34º Campeonato Brasileiro da Raça Quarto de Milha. O evento, realizado no Parque de Exposição Fernando Cruz Pimentel, que vai até o dia 24 de julho, é o principal no calendário dos quartistas.

Competidores  de diversos Estados brasileiros mostram toda a versatilidade do cavalo quarto de milha. São dez dias de competições. Os 1.800 animais que vão participar das provas , muitos vindos de longe ,  precisam de cuidados  especiais.

? Normalmente os animais que chegam no campeonato são animais atletas. E estes animais vêm de diversas localidades do país. Então a gente já solicita que eles cheguem alguns dias antes para descanso e também para se adaptar com o clima. Fora isso, o mais importante é  ter uma hidratação. A gente passa soro, aminoácidos, energéticos ? explica o médico veterinário da ABQM, Carlos Guilherme Schutzer.
 
A novidade deste ano é a execução  do evento em duas pistas coberta. Em edições anteriores algumas modalidades eram disputadas em pistas abertas e dependiam do tempo para realização. Muitas vezes a pista molhada prejudicava o desempenho dos animais. Neste ano o tempo em Avaré não vai interferir no desempenho dos competidores, que treinam em busca do título.

? O Campeonato Nacional é um dos momentos mais esperados do ano. Todo mundo quer ter um titulo de Campeão Nacional, então a expectativa é grande e todo mundo treina bastante. Então é um grande momento. Um dos maiores momentos do ano para a gente ? diz o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Paulo Farha.