Emater estimula produção de hortaliças não convencionais em Minas Gerais

Feira de Produtos Agrícolas de Bonito de Minas (MG) recebe aprovação de consumidores pela qualidade e diversidade dos produtosA Feira de Produtos Agrícolas de Bonito de Minas (MG) foi implantada há pouco mais de um ano. A iniciativa recebe a aprovação dos consumidores pela qualidade e diversidade dos produtos. Recentemente produtores resolveram inovar e comercializar hortaliças não convencionais, como araruta, jacatupé e caruru. A iniciativa é estimulada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) que tem buscado incentivar a produção e o consumo dessas hortaliças em Bonito de Minas

A implantação da feira foi possível através do Programa Minas Sem Fome, executado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio da Emater.

Entre os objetivos do programa está o estímulo à produção de alimentos, agregação de valor e geração de renda. A ideia é melhorar as condições de segurança alimentar e nutricional da população e promover a inclusão das famílias de baixa renda no processo produtivo.

Para viabilizar a implantação da feira foram doadas 20 barracas para a Associação dos Feirantes de Bonito de Minas, beneficiando 40 produtores. A feira funciona todo sábado e é dividida nos setores: carnes, cereais e grãos e hortifrutigranjeiros.

A organização é feita pela Emater em parceria com a Prefeitura de Bonito de Minas. A secretária de Assistência Social do município, Simary Pardim, salienta que o local já se transformou em um importante ponto de venda para os agricultores.

? Além disso, a feira oferece ao consumidor alimentos baratos e de qualidade.