? Precisamos aprender com esse episódio, e é sensato que olhemos para as regras sobre vendas de fertilizantes artificiais, para ver se há uma necessidade de torná-las mais restritivas. Pode ser que peçamos um relatório se uma companhia comprar subitamente uma grande e incomum quantidade de fertilizantes ? disse o ministro Lars Barfoed a uma rádio nacional dinamarquesa.
Segundo as regras atuais da Dinamarca, pessoas físicas só podem comprar fertilizantes com baixo conteúdo de nitrato de amônio. As companhias que precisam de níveis mais elevados da substância precisam se registrar junto às autoridades.
A companhia Danish DLG, responsável pela maior parte das vendas de fertilizantes na Dinamarca, afirmou que os fertilizantes com baixo teor de nitrato de amônio podem ser substituídos por produtos com níveis inferiores.
? Há alternativas ao N34 (produto com 34% de nitrato de amônio), que é o tipo do qual se costuma ouvir em ataques terroristas. Produtores podem trabalhar com 27% ? afirmou o CEO da DLG, Lars Johansen, mas lembrando que esse tipo de fertilizante costuma ser mais caro.