Praticidade de produtos prontos favorece queda no consumo de hortaliças, diz estudo

Pesquisa do Cepea mostra que brasileiros estão consumindo menos tomate, batata e cebola em casaHortaliças como tomate, batata e cebola, estão cada vez menos presentes nas casas dos brasileiros. Segundo a análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a redução foi de quase dois quilos por pessoa entre 2002 e 2008, fechando em cerca de 27 quilos. A coordenadora do estudo, Margarete Boteon, acredita que a praticidade dos produtos prontos e o consumo de alimentos fora de casa foram determinante

? A dona de casa está comprando menos batata in natura para preparar em casa. Isso não significa que o consumo global de batata, com todos os seus derivados, diminuiu. O que aconteceu na batata foi uma mudança de perfil do consumidor, que hoje busca uma questão de conveniência, de produtos mais práticos ? explica.

Os consumidores confirmam esta tendência. O marceneiro Dionísio Ferrari comenta que, em casa, são só ele e a esposa.

? Não é alto o consumo porque somos só eu e a minha mulher em casa. Eu trabalho fora e ela fica sozinha, mas é dentro de um padrão ? diz.

Por outro lado, as frutas têm sido mais consumidas nos lares brasileiros. A alta foi de mais de 4 quilos. Enquanto em 2002 a média consumida em casa era de 24,5 quilos por pessoa, em 2008, passou para quase 29 quilos. Segundo a pesquisadora, o crescimento é reflexo do aumento da renda do brasileiro.