Jovens gaúchos realizam intercâmbio na Alemanha

Grupo deve ficar um ano em propriedades rurais do norte alemãoQuando terminarem as férias de inverno no Brasil, um grupo de jovens estará de malas prontas para iniciar um ano de novas experiências e aprendizado do outro lado do Oceano Atlântico. O grupo, formado por 25 jovens gaúchos, 20 do Espírito Santo e oito da Província de Misiones, na Argentina, todos filhos de agricultores, embarca dia 9 de agosto para realizar intercâmbio de um ano em propriedades rurais do norte da Alemanha, no Estado da Baixa Saxônia, nas áreas de agricultura ou pecuária.

A iniciativa é da Deula (Deutsche Lehranstalt für Agrartechnik ? em português, Instituto Alemão de Tecnologia Agrícola), com sedes em Nienburg, na Alemanha, e Ijuí, no Rio Grande do Sul. Este é o 12º grupo que embarca para o intercâmbio na Europa. Lá, os jovens ficarão em casas de famílias, acolhidos como filhos, e ajudarão nos afazeres da propriedade rural. Também frequentarão aulas na sede da Deula, além de participarem de diversos cursos e visitas a feiras.

Entusiasmado, Anderson Neumann, da localidade de São Martinho, do interior de Santa Cruz do Sul (RS), esforça-se para aperfeiçoar o alemão. Com apenas 19 anos, ele foi um dos selecionados para o intercâmbio. Na pequena propriedade, de 15 hectares, ajuda os pais na plantação de fumo e na produção caseira de puxa-puxa, para o qual a família cultiva uma lavoura especial de cana-de-açúcar.

? Quero aproveitar tudo o que puder, tendo em vista o potencial tecnológico que um país desenvolvido pode oferecer ? anima-se Anderson.

Enquanto divide seus dias entre os trabalhos da faculdade de Agronomia e os afazeres do campo, Luciane Haas prepara com cuidado as malas para a viagem. Estudante do 9º semestre de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas, ela vai trancar a faculdade no período do intercâmbio.

O objetivo de Luciane é agregar renda à pequena propriedade, de 10 hectares, localizada no interior de Nova Candelária, onde a família cria 15 vacas de leite e trabalha com terminação de suínos. Neste ano que passará na Alemanha, o principal objetivo de Luciane é aprender novas técnicas.

Segundo a Deula-Brasil, os jovens voltam da experiência mais preparados e com novas ideias para implementarem em suas propriedades.