Fundada pelo presidente da Microsoft, Bill Gates, a Gates Foundation tem como foco a melhoria das condições de vida de pessoas carentes, especialmente em países em desenvolvimento com problemas de extrema fome e pobreza. A entidade apoia projetos de assistência a países africanos e, nesse sentido, tem interesse em conhecer a experiência brasileira na área agrícola.
Wagner Rossi mencionou ações de incentivo do governo brasileiro aos pequenos, médios e grandes produtores. Falou, ainda, sobre a formação de estoques, pela Conab, para a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e para situações de grandes catástrofes. O ministro também destacou o importante papel da Conab no apoio à agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos.
? O principal problema enfrentado pelos pequenos produtores é a comercialização ? destacou.
O dirigente da Gates Foundation pediu uma maior participação do Brasil na assistência à África e Wagner Rossi citou, como modelo, a cooperação trilateral Brasil/ Japão/ Moçambique, para o desenvolvimento de grãos naquele país africano.
A pedido do atual presidente do G20, o presidente da França, Nicolas Sarcozy, a Gates Foundation está elaborando um relatório de desenvolvimento financeiro a ser apresentado aos chefes de governo no próximo encontro do G20 em Cannes, em novembro de 2011. Como Wagner Rossi representou o Brasil na reunião do G20 agrícola em Paris, em junho, Dryden quis ouvi-lo sobre a possibilidade de novos programas de cooperação internacional com o Ministério e com a Embrapa.