Agricultor da Bahia vence Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja

Com técnicas como o plantio cruzado e tratamento de sementes, produtor garantiu 100 sacas por hectare, quase o dobro do cultivo convencionalForam conhecidos nesta quarta, dia 3, em Brasília (DF) os vencedores do segundo Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja. O campeão, Roberto Pelizzaro, é de Correntina (BA). Ele competiu com outros 1.184 participantes de 13 Estados.

Com técnicas como o plantio cruzado e tratamento de sementes, Pelizzaro garantiu 100,63 sacas por hectare, quase o dobro do cultivo convencional. A ideia é levar o experimento, feito em 10 hectares, para uma área maior.   

? Eu pretendo ampliar este ano para 172 sacas e ver se consigo aplicar todas as técnicas que apliquei nesse local.

Pelizzaro trocou experiências com outros agricultores e pesquisadores na capital federal. O que todos buscam é ampliar a produtividade com uso de técnicas que garantam lucro e sustentabilidade. Para os organizadores da competição, o produtor tem papel essencial na descoberta de novos métodos.         

Segundo o presidente do Comitê Estratégico Soja Brasil, Orlando Martins, na pesquisa tendemos a isolar os fatores e estudar. O agricultor, para obter a produtividade mais alta, tem que juntar esse fatores.