Presidente da Farsul quer definição para embargo russo à carne brasileira

Carlos Sperotto disse que setor frigorífico quer apresentar reivindicações ao governo federal durante a ExpointerO presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto, afirmou nesta segunda, dia 8, que a questão do embargo russo à carne brasileira preocupa o setor.

? Estamos ansiosos em definir esse quadro, até porque em novembro começam os embarques para a Rússia. Na minha opinião, parece quase um problema “literário”, pois os tradutores que trabalham nessa questão ainda não estão encontrando os pontos de ajuste ? afirmou.

O dirigente disse que é grande o entusiasmo dos produtores com a Expointer 2011, que começa no final de agosto no Rio Grande do Sul. Segundo Sperotto, apesar das dificuldades, foram registrados bons resultados nas safras agrícolas – com exceção do arroz – e a expectativa de comercialização é superar a edição do ano passado.

? Fora o caso do arroz, cujo preço foi praticado de forma “anárquica”, os demais produtos estão com um bom preço de comercialização ? disse o dirigente, reforçando que a agricultura de precisão e as novidades em maquinário também terão destaque na feira.

O presidente da Farsul também afirmou que, se for confirmada a vinda da presidente Dilma Rousseff para a abertura, dia 2 de setembro, lideranças do setor pretendem realizar um encontro reservado, para a apresentação de reivindicações.

? Não queremos que o evento seja um momento de apresentação de posições. Já iniciamos os contatos com o governo do RS para garantir este espaço ?declarou.