Alta umidade do solo está atrasando plantio de milho no RS

Lavouras de tabaco do Estado também estão sendo prejudicadas pelo tempoOs produtores de milho do centro do Rio Grande do Sul estão com dificuldades para colocar as máquinas em campo e iniciar o plantio da safra de verão. A alta umidade do solo, causada pelo inverno chuvoso, estão atrasando o processo.

Na safra passada, nesta mesma época, o agricultor Lucas Tornquest, já tinha iniciado o trabalho no campo. Este ano as sementes de milho, o adubo e as máquinas estão parados à espera de dias seguidos de sol.

– Quando parar a chuva vai ser preciso ainda uma semana para conseguir entrar com um trator na lavoura, antes nem pensar ? explica Lucas.

De acordo com o técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural(EMATER), Edimar Segatto , o solo vai se manter encharcado por mais duas semanas 

– Vai atrasar a implantação da nova safra de milho, principlamente.

O excesso de chuva também prejudica os fumicultores. As poucas lavouras de tabaco recém implantadas não estão se desenvolvendo bem pq falta luminosidade e com isso aumenta o risco do surgimento de pragas e doenças