Mendes Ribeiro Filho toma posse como ministro da Agricultura

Mendes assumiu dois compromissos: o de ouvir e dialogar com todos os ministérios, escalões e esferas sociais e fazer mudanças somente no que for necessárioEm uma cerimônia que reuniu a cúpula do governo no Palácio do Planalto na manhã desta terça, dia 23, Mendes Ribeiro Filho tomou posse do Ministério da Agricultura. Mendes é o sucessor de Wagner Rossi, que pediu demissão após sofrer inúmeras denúncias de corrupção.

Em seu discurso, Mendes disse que não desperdiçará a oportunidade de colocar a sua experiência de vida em função do país. O novo ministro declarou que tem consciência do desafio de administrar a Agricultura no Brasil, que, segundo ele, põe o país em pé, mas que se voltará para atingir as metas já fixadas pelo seu antecessor, como aumentar os recursos para o programa de garantia do preço mínimo, a ampliação do seguro agrícola, a defesa sanitária, a produção de genéricos por preços mais competitivos e a continuidade do Plano Safra.

Para isso, Mendes assumiu dois compromissos: o de ouvir e dialogar com todos os ministérios, escalões e esferas sociais e fazer mudanças somente no que for necessário. Segundo o ministro, a agricultura brasileira é um “caso de sucesso” e,  portanto, não deve sofrer mudanças profundas na plataforma vigente.

? Sendo assim, assumo com humildade a continuidade de políticas que ao longo dos últimos anos vem construindo um caso de sucesso ? discursou Mendes.

Mendes também afirmou que a atividade política é uma responsabilidade de eleitores e eleitos e, por isso, pretende se manter próximo aos produtores.

? Será um Ministério inspirado em agricultores ? afirmou.

Vindo de um Estado cuja força econômica provem do setor primário, o Rio Grande do Sul, Mendes fez questão de ressaltar que conhece as dificuldades dos homens que trabalham com terra e que sua missão é ajustar o compasso entre a sociedade e o governo.

A presidente Dilma, por sua vez, deu as boas-vindas ao novo ministro, destacando suas qualidades políticas. A presidente também falou sobre os desafios que esperam Mendes Ribeiro na pasta, como a continuidade do plano agrícola e pecuário 2011/2012, que vai investir um volume recorde de recursos, de R$ 107,5 bilhões.

Dilma também agradeceu a Wagner Rossi e seus antecessores pelos bons resultados na Agricultura.

Wagner Rossi ressalta importância do setor agropecuário para o Brasil

Antes da assinatura do termo de posse pela presidente da República, Dilma Rousseff, e pelo novo ministro, o ex-ministro Wagner Rossi fez seu discurso de despedida, onde ressaltou a importância do setor agropecuário para o Brasil.

? A agricultura e a pecuária tem protagonismo na economia brasileira. Neste ano, este setor produtivo vai gerar R$ 80 bilhões de superávit ? revelou Wagner Rossi.

Para Rossi, Mendes Ribeiro também tem o desafio de contribuir com a distribuição de carne no mundo, que passa por um déficit alimentar, através de um plano pecuário nacional.

? Somos o maior exportador de bovino e de aves e estamos crescendo no suínos ? afirmou.

O ex-ministro da Agricultura também disse que em nenhum momento lhe faltou apoio por parte da presidente Dilma Rousseff.

? Quero expressar um agradecimento verdadeiro. A presidente foi extraordinária na condição dessa minha substituição porque não me faltou, em nenhum momento, apoio, apreço e generosidade ? discursou Rossi.