Feira da Agricultura Familiar apresentará o trabalho de 15 mil famílias na Expointer

No espaço poderão ser encontrados diversos produtos de origem rural, como geleias, conservas, massas, biscoitos e salamesO trabalho de pelo menos 15 mil famílias do campo poderá ser conferido durante a 13ª Feira da Agricultura Familiar, atração que fará parte da programação 34ª Expointer, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Serão 208 empreendimentos, de 107 municípios do RS, distribuídos entre os 167 estandes do Pavilhão da Agricultura Familiar, localizado na Quadra 22 do Parque.

A Feira é tradicionalmente uma das atrações mais visitadas durante os nove dias de Expointer. Neste espaço, são encontrados diversos produtos de origem rural, como geleias, conservas, massas, biscoitos, salames, entre outros.

? É uma oportunidade única para os visitantes degustarem os produtos vindos diretamente das propriedades ? sugere a coordenadora do Programa de Agroindústria Familiar, Joice Timm. O local também abrigará uma exposição fotográfica inspirada na atividade agroindustrial e um espaço onde as escolas rurais apresentarão os seus trabalhos.

O número de empreendimentos familiares cresceu, em relação ao ano passado, quando foram apresentados 193 negócios agroindustriais. A expectativa da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo também é de crescimento no número de produtos vendidos. No ano passado, foram comercializados R$ 800 mil e a projeção é que este valor ultrapasse R$ 1 milhão neste ano.

A 13ª Feira da Agricultura Familiar estará aberta ao público durante toda a Expointer. Já a solenidade oficial será no dia 1º de setembro, às 10h, com as presenças do governador do RS, Tarso Genro, do secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. Também está prevista a presença do novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.