Desmatamento caiu nos 36 municípios da Amazônia que mais derrubaram a floresta em 2007

Entre agosto de 2007 e julho de 2008, estas cidades desmataram 4.897 quilômetros quadradosOs 36 municípios que mais desmataram a Amazônia em 2007 frearam as motosserras este ano, de acordo com análise do Ministério do Meio Ambiente, com base nos dados do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), divulgados nesta sexta, dia 28, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Entre agosto de 2007 e julho de 2008, esses municípios desmataram 4.897 quilômetros quadrados, cerca de 42% do desmatamento total verificado na Amazônia Legal. No período anterior, essa participação chegou a 54%. Dos 20 primeiros da lista dos campeões de devastação, apenas dois apresentaram aumento do ritmo do desmate este ano: Novo Repartimento, no Pará, e Juara, em Mato Grosso.

Na avaliação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a queda do desmatamento nesses municípios críticos é resultado de ações direcionadas, entre elas o embargo de propriedades rurais e restrição de crédito agrícola para produtores com pendências ambientais.

? Isso mostra que faz sentido concentrar esforços. O desmatamento tem caído nos municípios mais desmatadores por causa de uma política focada ? analisou.

Minc adiantou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir com os prefeitos dessas 36 cidades para negociar políticas de enfrentamento à derrubada da floresta.

? O encontro vai acontecer no fim de fevereiro, início de março. Estamos preparando medidas de apoio à fiscalização, zoneamento, manejo florestal e financiamento ? listou.