Governo do Acre promove curso de apicultura para jovens de comunidades rurais

Atividade propicia ganhos econômicos e contribui para a manutenção e preservação do meio ambienteO governo do Acre, por meio do Instituto Dom Moacyr, oferece na Escola da Floresta Roberval Cardoso o Curso Técnico em Agroecologia para jovens oriundos de comunidades rurais do Estado. Dentro do currículo são oferecidas além das competências obrigatórias, seis competências opcionais, nas quais o educando pode escolher três competências para se aprimorar. Entre elas, os jovens podem conhecer com mais afinco a atividade de apicultura.

A competência de Criação de Abelhas apresenta habilidades como Identificar abelhas Apis, bem como seus enxames em ambiente natural, orientar a revisão da colméia – reserva de mel e pólen -, condições da rainha, zangão e condições dos quadros. Ao término do curso, os educandos estarão aptos a desenvolverem atividades de planejamento, implantação e manejo de apiários, bem como a extração de mel e seus derivados, buscando compatibilizar os aspectos sócio-econômicos e ambientais.

A apicultura, criação racional das abelhas, é uma atividade que propicia ganhos econômicos e contribui para a manutenção e preservação do meio ambiente. É uma atividade voltada para a agricultura familiar. O objetivo principal do curso é mostrar aos educandos que existe uma forma de produzir racionalmente, empregando tecnologias sem desmatar, sem agredir a natureza, e que além de gerar renda para as famílias, também pode melhorar a alimentação.

? Sempre tive curiosidade e muita vontade de aprender a trabalhar com mel. Antes de aprender as técnicas corretas, destruíamos as colméias, não conhecia o que era ápice e melíponas. Aprendi que a comercialização é livre e não depende de certificado. Fiz o curso com o interesse de aprender as técnicas corretas e agora posso desenvolver um bom trabalho na minha comunidade ? declarou José Araújo, educando do município de Assis Brasil.