A queda acumulada se concentrou, principalmente, entre 2007 (2,2%) e 2008 (2,8%), período marcado pela alta nos preços da commodity e o início da crise mundial. No entanto, em 2009 e 2010, a demanda pela bebida saltou, respectivamente, 1,4% e 0,6% em comparação com o ano anterior.
Segundo a CitrusBR, que representa as companhias brasileiras produtoras e exportadoras, a queda na demanda total pelo suco de laranja no período de oito anos avaliado pela pesquisa ocorreu pelo aumento da concorrência com outras bebidas, como águas, energéticos e isotônicos. O estudo observou os 40 principais países compradores da bebida.
O prejuízo com a redução no consumo no período chega a US$ 254 milhões, se considerados os preços atuais da bebida.
? É um momento para o setor se reinventar. Precisamos entender as mudanças no mercado para implantar ações e continuarmos competitivos ? informou o presidente da CitrusBR, Christian Lohbauer.
A pesquisa aponta que a queda no consumo ocorreu principalmente em países industrializados e entre os principais compradores de suco. Apesar da alta na demanda mundial entre 2009 e 2010, nos Estados Unidos, principal comprador de suco, o consumo caiu 5%, o que representa 42 mil toneladas. O volume equivale a todo o suco industrializado consumido no Brasil no ano passado.
No entanto, apesar da queda acentuada nos principais mercados, houve crescimento na demanda em países emergentes como Brasil, Rússia, Índia, China e México. Nesses mercados, houve um aumento de 41% no consumo da bebida entre 2003 e 2010, ou 78 mil toneladas de suco de laranja.
Mas, nos outros 35 principais países avaliados, a queda acumulada de 9,2% na demanda no período representa 204 mil toneladas.
? O crescimento no consumo nos países emergentes é um movimento lento, que vai levar um bom tempo para se consolidar, exige altos investimentos e mudanças nos hábitos de consumo ? comenta Lohabauer.
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de suco de laranja, com uma receita anual de US$ 2 bilhões com as vendas externas da bebida.